Como ultrapassar a procrastinação e fazer mais em menos tempo

A produtividade é uma das principais preocupações para muitas pessoas, tanto na vida profissional quanto pessoal. Neste artigo, vamos abordar algumas estratégias eficazes para aumentar a produtividade, como o agrupamento de tarefas, a superação da procrastinação e a otimização do tempo.

Agrupar tarefas

Uma técnica eficaz para aumentar a produtividade é o agrupar tarefas semelhantes. Conhecido como “Time Batching”, este método consiste em agrupar tarefas relacionadas em blocos de tempo e executá-las de uma vez. Esta abordagem pode ser aplicada tanto na vida profissional quanto pessoal, que ajuda a maximizar a eficiência.

Ultrapassar a procrastinação:

A procrastinação é um hábito comum, mas prejudicial para a produtividade. Para superá-la, é essencial identificar as razões por trás do adiamento das tarefas. É importante refletir sobre o que está a ser evitado e criar um plano para lidar com estes sentimentos. Identificar os gatilhos da procrastinação e mudar a resposta pode ser uma estratégia eficaz. Além disso, reservar apenas 5 minutos para iniciar uma tarefa pode ajudar a vencer a inércia e fornecer clareza sobre os próximos passos.

Melhores dicas para gestão do tempo:

Uma boa gestão do tempo é essencial para a produtividade. Algumas dicas valiosas incluem:

  1. Usar o fim de semana para planear a semana seguinte.
  2. Listar todas as tarefas e criar uma lista de tarefas variáveis para as tarefas que surgem durante o dia.
  3. Utilizar uma agenda digital sincronizada com o smartphone.
  4. Criar tempo dedicado a cada tarefa e atividade.
  5. Reservar intervalos curtos e espaços em branco para descanso e reflexão.
  6. Priorizar tempo para ti mesma antes de tudo.
  7. Dar prioridade às tarefas mais importantes primeiro.

Como fazer mais em menos tempo:

Com a vida cada vez mais ocupada, é importante encontrar formas de realizar mais em menos tempo. Algumas estratégias eficazes incluem criar prioridades, encontrar as ferramentas de organização certas, minimizar distrações, simplificar tarefas e estabelecer prazos curtos. Agrupar tarefas semelhantes e criar temas para cada dia também pode aumentar a eficiência.

Segredos para ser super produtivo:

Para alcançar uma alta produtividade, existem alguns hábitos que podem fazer toda a diferença. Alguns segredos incluem colocar o telefone em modo “não incomodar” durante o trabalho, ouvir playlists para foco, bloquear tempo no calendário, agrupar tarefas semelhantes e seguir uma rotina matinal para começar o dia com o pé direito.

Melhora o teu espaço de trabalho:

O nosso espaço de trabalho tem um grande impacto na nossa produtividade. Algumas coisas a ter em atenção no nosso espaço de espaço de trabalho são:

  1. A escolha de uma cadeira de qualidade e confortável
  2. A iluminação – sempre que possível tentar posicionar a secretária junto a uma janela para ter luz natural a maior parte do dia e não esquecer de ter um bom candeeiro.
  3. Manter a secretária organizada e limpa. Tudo aquilo que não precisamos com regularidade devemos arrumar nas gavetas e armários e deixar em cima da mesa apenas o essencial para o nosso trabalho.
  4. Dar toque de estilo pessoal ao espaço com alguns objetos pessoais, fotografia, uma nota de alguém que gostamos, plantas ou objetos inspiradores. Adicionar uma ou duas plantas ao espaço de trabalho é uma ótima forma de purificar o ar e ao mesmo tempo decorar o espaço. Se não tens muito jeito para tratar de plantas, podes escolher umas que requerem menos atenção.

Aumentar a produtividade é um desafio para todas nós. No entanto, com as estratégias certas, podemos nos tornar mais produtivas e eficazes no nosso trabalho e vida.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Junta-te ao gang

…para receberes notas cheias de dicas de negócio, marketing digital, desenvolvimento pessoal, mindset, produtividade, recursos gratuitos, recomendações e muito mais!

Não faço SPAM e podes cancelar a inscrição a qualquer momento.