Podemos ter várias ideias para um projeto pessoal, mas o desafio é descobrir quando uma dessas ideias vale o esforço. Algumas ideias podem parecer excelentes no início e deixarem de o ser e outras que parecem menos interessantes podem tornar-se boas ideias.
Aqui ficam os 10 passos para dar início a um projeto:
1. Escolher um nicho
Que problema o nosso projeto vai resolver? Pensar no que sabemos fazer e naquilo que gostamos de fazer. Considerar os nossos hobbies, e atividades que gostamos de fazer nos tempos livres. Depois, analisar tudo à nossa volta. Que problemas encontramos que não estão a ser resolvidos? Que problemas enfrentamos no nosso dia-a-dia que gostávamos de ver resolvidos?
2. Definir o público-alvo
Podemos começar por fazer uma lista de todas as palavras-chave relacionadas com a nossa ideia, depois pesquisá-las no Google e redes sociais para ver o que aparece. Existe já alguma coisa? Existem produtos? Podemos encontrar alguns blogs e fóruns que falam sobre o problema que queremos resolver, e assim, conseguimos ver algumas soluções que são propostas. Nas redes sociais, podemos perceber que páginas aparecem com a pesquisa, os seguidores que têm, as interações, etc.
3. Criar a solução para resolver o problema
Encontrar outros negócios que fazem o mesmo que a nossa ideia não significa que a ideia tem de ficar por aqui. Não precisamos de reinventar a roda, precisamos apenas de resolver o problema melhor do que as soluções que já existem. Apenas temos de pensar como podemos melhorar o que já existe? Que novos serviços ou soluções podemos oferecer?
4. Design da marca
Temos de pensar num nome para o projeto, assim como ideias para o logo, paleta de cores e fontes. O Pinterest é uma ferramenta espetacular para pesquisar estas ideias e inspirações. Para criar o logo e uma imagem de apresentação, podemos usar plataformas como o Canva ou envia-me mensagem para criares o teu logo comigo.
5. Escolher as redes sociais adequadas
Antes de escolher as redes sociais que queremos para comunicar o nosso projeto, precisamos saber exatamente os nossos objetivos. Temos de analisar cada plataforma para perceber qual delas se enquadra melhor. Nem todas as redes sociais são as mais adequadas para todos os tipos de projetos. Temos de ter em atenção que será através delas que os nossos clientes nos vão encontrar.
6. Criar um website
As redes sociais são uma boa ferramenta para comunicar com o público, mas é importante termos um website com os nossos conteúdos, produtos e serviços. Basta que seja um website simples, com uma página inicial, uma página sobre o projeto e uma com os produtos ou serviços que estamos a oferecer. Existem várias plataformas gratuitas que podemos usar para criar um site ou entra em contato comigo para vermos como podermos criar o teu website juntas.
7. Definir como vamos vender
Precisamos definir onde e como vamos promover os nossos produtos/serviços. Como vamos divulgar? Onde? Como vamos comunicar com o público?
8. Testar e pedir feedback
Antes de lançarmos o produto temos de ver se funciona. Podemos falar com pessoas em quem confiamos, pessoas da nossa área de atuação ou pessoas que trabalham na mesma área do problema que queremos resolver. Temos de estar abertos a críticas e sugestões, e sempre com vontade de evoluir. Várias empresas começam a pensar que estão a resolver um problema e acabam por resolver outro.
9. Agendar tempo o projeto
Todos os dias podemos fazer um pouco para fazer crescer o nosso projeto. Precisamos apenas de garantir que reservamos todos os dias um bocadinho para trabalhar nele. Planear as partilhas nas redes sociais, criar conteúdos para o website, melhorar os produtos/serviços, etc. É importante ser consistente.
10. Celebrar e relaxar
Está na hora de celebrar, porque acabamos de criar e lançar o nosso projeto!
Não precisamos de complicar. O importante é começar. No início podemos não saber exatamente como fazer ou o que fazer, mas ao longo do caminho vamos percebendo e melhorando.