Como manter a produtividade a trabalhar a partir de casa

O trabalho remoto pode ser libertador, mas também pode apresentar alguns desafios para a produtividade. Aqui estão algumas dicas para ajudar a aumentar a produtividade enquanto trabalhas a partir de casa.OrganizaçãoA organização é fundamental para manter a produtividade. Aqui estão algumas dicas para manter tudo em ordem:

Usa um calendário digital

Usa um calendário digital, como o Google Calendar, para gerir o teu tempo e agendar compromissos e tarefas. 

Reserva tempo na agenda para realizar várias tarefas pequenas – vai juntando estas tarefas pequenas que vão surgindo numa lista e quando cegar esta hora, resolve-as todas de uma vez. 

Aproveita as vantagens das agendas digitais e cria diferentes calendários para diferentes categorias (e com cores diferentes) para que possa ocultar ou visualizar apenas alguns e conseguires ter uma visão mais geral do que tens planeado.

Outra vantagem das agendas digitais é que podes configura os eventos repetitivos para que se repitam automaticamente e assim não nunca te esqueces deles.

Dica Extra: Agrupa tarefas semelhantes para as executares ao mesmo tempo, desta forma não existe uma quebra grande entre as tarefas. 

Organiza o teu espaço de trabalho

Tem um espaço de trabalho bem definido para que saibas que quando estás aqui, estás em modo trabalho e não te distrais com as restantes tarefas e “confusão” da casa.

Garante que este espaço está sempre limpo e organizado para não te distraíres. 

Cria um Sistema de notas e sistema de gestão de ficheiros

Um sistema de notas é útil para guardar ideias, lembretes, links e outras informações importantes. Existem muitas apps para notas, como 0 Notion, Apple Notes e Google Keep. Experimente diferentes opções para descobrir o que funciona melhor para ti.

Além disso, é importante ter um sistema de organização de ficheiros digitais que permita ter acesso aos ficheiros em qualquer lugar. Para isso, podes usar uma ferramenta como o Google Drive.

Gere o teu email

É importante manter a caixa de entrada de emails organizada para evitar distrações. Uma dica valiosa é: não abras um e-mail a menos que tenciones tomar uma ação.

Vê os teus emails apenas uma a duas vezes por dia e usa o teu gestor de projetos e calendários para agendar a execução dos pedidos que foste recebendo por email. Depois de o resolveres, elimina ou arquiva o e-mail.

Tem uma Rotina matinal e rotina de fim de dia

Uma rotina matinal é importante para começar o dia nos teus termos e aumentar a produtividade. Reserva tempo para fazer tudo o que queres fazer, como meditar, exercitar ou tomar um pequeno-almoço saudável. Cada rotina matinal é diferente, procura definir aquela que se adapta a ti e realiza-a antes de começares a trabalhar. 

Estabelece uma rotina de fim de dia para te recordar de parar o trabalho. Criar alguns rituais que fazes quando terminas o trabalho para te lembrar que está na hora de desligar o computador.

Evita distrações

Algumas formas que me ajudam a evitar distrações é colocar o telemóvel no modo “foco”, que me desativa quase todas as notificações, mantendo apenas as que preciso para trabalhar e as chamadas importantes. No iPhone consegues configurar esta opção nos “modos”, mas acredito que para Android também existam algumas soluções. 

Colocar uma playlist de músicas que me ajudam a manter o foco também é uma dica valiosa. Guarda algumas playlists que gostas e te ajudam a concentrar e coloca-as na hora de trabalho. 

Usa a técnica Pomodoro

Faz pausas regulares para alongar o corpo e mexer-te com regularidade ao longo do dia. Eu instalei no meu computador uma App chamada “Flow” que a cada 25 minutos lembra-me para fazer uma pausa de 5 minutos. 

Com estas simples mudanças, podes alcançar um alto nível de produtividade e desempenho, não importa onde estejas a trabalhar.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Busy Girl Gang 🦋

Junta-te ao gang

Faz parte da lista e recebe notas cheias de dicas de negócio, marketing digital, desenvolvimento pessoal, mindset, produtividade, recursos gratuitos, recomendações e muito mais!

Não faço SPAM e podes cancelar a inscrição a qualquer momento.